Sabrosa e Santa Catarina de Cabo Verde unem interesses em vários domínios

Vai decorrer pelas 18H00 da próxima sexta-feira, dia 11, nas instalações da Escola Básica e Secundária Miguel Torga, a cerimónia da assinatura do protocolo de colaboração entre os municípios de Sabrosa e Santa Catarina, que será rubricado respetivamente pelos seus presidentes, Dr. José Marques e Eng.º Francisco Tavares.

Este passo á frente no desenvolvimento desta relação intermunicipal é a consequência de alguns contatos já anteriormente efetuados e que apontam para o intercâmbio a privilegiar nas áreas da Educação, Cultura. Daí o simbolismo e a vontade das duas câmaras em oficializar este ato durante a realização do “Dia do Diploma” do Agrupamento de Escolas de Miguel Torga, altura em que serão distinguidos os alunos pelo seu mérito escolar.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Marques, realçou o significado deste protocolo que vai abrir as portas das comunidades educativas dos dois territórios a troca de experiencias e qualificação de conhecimentos, “numa lógica consequencial de investimento e apoio disponibilizado para a valorização educativa e sendo a aposta na educação uma das traves mestras de atuação e estratégia do município”. O Município pretende ainda “ aprofundar, a amizade e a vontade de melhor conhecer a história e cultura da sua congénere”.

No desenvolvimento do intercâmbio entre as duas Câmaras, a edilidade de Sabrosa vai oferecer um equipamento para um jardim-de-infância. Este protocolo encerra também outras áreas cooperação entre as duas câmaras, nomeadamente no domínio da economia e turismo.

Santa Catarina é um concelho/município da ilha de Santiago no Sotavento de Cabo Verde, sendo o terceiro concelho mais populoso do país. A agricultura, o comércio e o turismo são os sectores mais importantes.